quinta-feira, 24 de abril de 2008

Secretaria Estadual de Trabalho e Renda promove seminário sobre o trabalho jovem em Rio das Ostras

Rio das Ostras, 28 de fevereiro de 2008
Fonte: Ascom da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda

Com o objetivo de qualificar gestores de instituições públicas ou não-governamentais voltadas para a questão do jovem trabalhador, a Secretaria de Trabalho e Renda promove o ciclo de seminários "O Papel da Juventude nas Políticas de Trabalho e Renda". O projeto está sendo executado pelo Instituto Brasileiro de Políticas de Juventude, com recursos do Planteq (Plano Territorial de Qualificação) do Ministério do Trabalho e Renda.

"Considero, hoje, um dos maiores desafios de qualquer gestor de políticas públicas a qualificação profissional para jovens, em busca do primeiro emprego. Além de depararmos com um alto índice de baixa escolaridade, a falta de experiência, usualmente requerida pelas empresas, torna-se um grande obstáculo. Por isso que, ao preparamos nosso plano de capacitação de 2007, priorizarmos os jovens com pouco ensino e com maiores dificuldades de inclusão social", observou o secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino.

Serão realizados cinco seminários entre março e abril em cinco municípios, sendo que Rio das Ostras (Baixadas Litorâneas) irá abrir o ciclo, nos próximos dias 6 e 7 de março e também receberá o evento final, no dia 11 de abril, quando serão apresentadas as conclusões de todos os debates. Os outros seminários acontecem em Santo Antônio de Pádua (Noroeste, 11 e 12 de março), Nova Friburgo (Região Serrana, 18 e 19 de março), Volta Redonda (Médio Paraíba, 25 e 26 de março) e Itaguaí (Costa Verde, 1º e 2 de abril).

Segundo o presidente do instituto, Marcus Wagner, a preocupação em inserir a juventude no mercado de trabalho surgiu nos anos 90, quando começaram a ser desenvolvidos projetos que dessem conta da demanda de desempregados compreendida na faixa etária entre 15 e 24 anos.

"O objetivo do seminário é encontrar alternativas para atender a essa demanda. A questão é como inserir esses jovens no mercado de trabalho, seja como trabalhador com carteira assinada ou como autônomo, no empreendimento de algum negócio. O objetivo é fazer com que ele passe a fazer parte da economia de uma forma pró-ativa", esclareceu Marcus.

As instituições interessadas devem se inscrever no site www.ibpj.org.br. Estão sendo oferecidas apenas trinta vagas para cada seminário. No final serão formados 150 gestores, que estarão capacitados a formular projetos voltados para a inserção do jovem no mercado de trabalho. De acordo com Marcus Wagner, as inscrições passarão por uma pré-análise e os candidatos serão contatados pelo instituto para a seleção final.

Nenhum comentário: