quinta-feira, 24 de abril de 2008

Secretaria Estadual de Trabalho discute o papel do jovem em seminário

Rio de Janeiro, 13 de março de 2008
Fonte: Ascom - Secretaria Estadual de Trabalho e Renda
Foto: Leonardo Necco

















Gestores de instituições públicas e não-governamentais da Baixada Litorânea reuniram-se em Rio das Ostras, nos dias 6 e 7 de março, para discutir a inserção do jovem no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte do ciclo de seminários “O Papel da Juventude nas Políticas de Trabalho e Renda”, promovido pela Secretaria Estadual de Trabalho e Renda. O projeto está sendo executado pelo Instituto Brasileiro de Políticas de Juventude (IBPJ), com recursos do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) do Ministério do Trabalho e Renda.


O secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, participou da abertura do evento e fez um apelo aos gestores. "Uma juventude sem perspectivas é uma cidade sem perspectiva. Um dos maiores desafios de qualquer gestor de políticas públicas é a qualificação profissional para jovens, em busca do primeiro emprego", alertou.

Sabino apresentou dados sobre os principais problemas enfrentados pelos jovens que procuram uma vaga de emprego. "Infelizmente existem muitos preconceitos. É um paradoxo, pois muitas empresas pedem experiência comprovada em carteira e os jovens têm vigor para aprender, mas não preenchem esse perfil. Hoje em dia as pessoas com mais de 45 anos estão voltando ao mercado e o número de desemprego entre os jovens está aumentando". O secretário destacou ainda que em relação aos portadores de necessidades especiais a situação é pior, pois muitas empresas preferem pagar multa ao invés de empregar essas pessoas.

Sabino destaca importância do Programa Primeira Oportunidade
Para tentar reduzir esse quadro alarmante entre os jovens a Secretaria de Trabalho, em parceria com a Fundação Mudes, lançou o programa "Primeira Oportunidade no Estado do Rio de Janeiro", Em seu discurso, Sabino destacou a importância do programa para o Estado e disse que acredita que essa iniciativa pode ser levada a todos os municípios do Rio.


"Essa é uma oportunidade importante para os jovens. Temos que acompanhá-la e implantá-la em outros municípios e não apenas no Rio, para que todos os jovens do estado tenham uma chance ao primeiro emprego", afirmou.


O secretário Sabino pediu aos representantes das entidades locais como Associações Comerciais e sindicatos que estavam no encontro que sigam junto com as Comissões Municipais de Emprego para que aumentem a empregabilidade e gerarem mais renda nos municípios. Além disso, é preciso criar uma sinergia com as políticas estaduais de emprego aplicadas na Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, na Comissão Estadual de Emprego (CEE) e entre as próprias comissões, a fim de provocar o desenvolvimento dos municípios e regiões.


"As comissões municipais são importantes para avaliar os recursos do Estado. A metade do PIB do Estado está no interior, por isso, precisamos mobilizá-las e ter uma gestão que se aproprie destes recursos e valorize," concluiu Sabino.

Nenhum comentário: