sexta-feira, 25 de abril de 2008

Projetos sócio-esportivos ganham aliado em Rio das Ostras

Raphael Thuin pretende contribuir com o desenvolvimento da juventude riostrense
Por Leonardo Necco

Publicado no Jornal Serra Litoral (25/4 a 1/5)

Com uma carreira marcada por títulos e conquistas, o ex-nadador Raphael Thuin pretende agora unir forças em favor de projetos sociais para a juventude riostrense. Residindo na cidade desde o início do ano, Thuin tem se encontrado com empresários, políticos e lideranças esportivas do município. O objetivo é desenvolver projetos na área que ele conhece muito bem: o esporte.

De acordo com o ex-campeão mundial de natação, contou muito para a decisão de morar no município a sua relação afetiva com as pessoas. “Freqüento Rio das Ostras desde 2001 e sempre fui recebido com muito carinho. Adoro o povo e a cidade. Sempre faço questão de recomendar aos amigos. Além disso, Rio das Ostras é uma região central para os meus negócios” afirma Thuin, que é empresário no ramo de fast food com empreendimentos na Região dos Lagos, inclusive na cidade. Em janeiro, ele trouxe os colegas Diego Hypólito, da ginástica olímpica, e o ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, para participar de uma palestra e conhecer a cidade. “A recepção foi ótima”, lembra.


Dentre os seus planos na área social, está o aproveitamento de projetos bem sucedidos como o “Meninos do Amanhã”, que atendia mais de 1200 crianças carentes em Campos, sua cidade natal. “Mesmo conhecendo superficialmente, fico impressionado com o potencial e talento das crianças daqui. O interesse pelo esporte é nítido na cidade e tem que ser visto com muito carinho e cuidado. Há cerca de cinco anos, havia sido convidado para o lançamento da cidade da natação aqui. Fico triste em saber que o projeto não foi pra frente, pois seria uma grande oportunidade de Rio das Ostras marcar presença no cenário esportivo nacional”, destacou. Para ele, “com um trabalho bem feito e vinculado à educação”, o esporte tem tudo para ser uma grande ferramenta de inclusão social e desenvolvimento para a cidade. “Gostaria muito de ajudar com minha experiência”.


E experiência, Raphael Thuin tem muita, dentro e fora das piscinas. Através do esporte ele teve a oportunidade de conhecer mais de dezoito países e de morar por sete anos no exterior. “Pude acompanhar de perto grandes projetos esportivos com desdobramentos sociais, como os desenvolvidos por Rússia e China”, destaca. Em 2007, Thuin integrou a força-tarefa organizada pelo Governo do Estado para ajudar na organização dos Jogos Pan-Americanos do Rio. Foi convidado para integrar a força tarefa da candidatura da cidade maravilhosa para as Olimpíadas de 2016. Em Quissamã, ajudou a construir um parque aquático e a desenvolver um projeto de natação e hidroginástica na cidade.


Como atleta, o currículo de Thuin é extenso. Doze anos de seleção brasileira. No Flamengo, disputou competições por 22 anos, sendo que em oito foi o capitão da equipe de natação. Ainda hoje seus laços com o clube rubro-negro são fortes, Raphael é conselheiro do clube. Títulos não faltam na carreira: tetracampeão mundial, três vezes na modalidade 50m borboleta e uma nos 50m livres; campeão Sul-Americano; 15 vezes campeão nacional (nove no Brasil e seis nos Estados Unidos) e 29 vezes campeão estadual. Mesmo depois de três anos de aposentadoria das piscinas, Raphael Thuin ostenta a marca de atleta com maior número de medalhas de ouro nos Jogos Abertos do Interior (JAI), com aproximadamente 30 medalhas de ouro.

Nenhum comentário: