quinta-feira, 24 de abril de 2008

Rio das Ostras vai ganhar agência do Trabalho

Rio de Janeiro, 5 de março de 2008
Fonte: Ascom da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda



Em reunião com o ministro do Trabalho, Carlos Lupy, no dia 5 de março, em Brasília, o secretário estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, recebeu a autorização para a abertura de uma agência de Trabalho em Rio das Ostras.

"O crescimento econômico e a atração de grandes investimentos no Estado sinalizam a necessidade de pontuarmos agências de Trabalho em todos os municípios, a fim de absorvermos a mão-de-obra local. Rio das Ostras precisa deste suporte", destacou Sabino.

Além de Rio das Ostras, Duque de Caxias e Maricá serão beneficiados com a criação de novas agências. De acordo com o secretário, o objetivo é aproveitar a vocação regional desses municípios e proporcionar ao trabalhador oportunidades de emprego em sua cidade de origem, evitando o deslocamento para os grandes centros. Em 2007, as agências estaduais de Trabalho e Renda promoveram a inserção de cerca de 54 mil trabalhadores no estado do Rio.

Durante o encontro com Lupy, além da abertura de novas agências ficou garantida a assinatura de um convênio entre o Ministério do Trabalho, a Secretaria de Trabalho e a Social Democracia Sindical (SDC), onde será de responsabilidade da Secretaria a administração da Central de Atendimento ao Trabalhador (CAT). De acordo com o convênio, a agência será restaurada para se tornar o posto modelo do Estado. Além do cadastramento dos trabalhadores serão oferecidos os serviços de intermediação de mão-de-obra, emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego e cursos de qualificação.

Cabral e Sabino entregam lista de cadastramento do PAC à Lula Na próxima sexta-feira, o Ministro Carlos Lupy vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao Rio de Janeiro. Eles receberão do governador Sérgio Cabral e o do secretário de Trabalho Sabino a relação dos 16.462 trabalhadores cadastrados nas comunidades do Complexo do Alemão, da Rocinha e de Manguinhos durante solenidade no Complexo de Manguinhos. Durante os dez dias de cadastramento, as unidades móveis da Secretaria de Trabalho cadastraram 6.688 trabalhadores, no Complexo do Alemão; 3.387 trabalhadores, na Rocinha; 6.387 trabalhadores, em Manguinhos.

Segundo Sabino, a grande procura pelo cadastramento demonstrou que as comunidades realmente querem as obras, com destaque para as mulheres que representaram mais de 40% das inscrições.

"O sucesso do cadastramento é fruto de uma parceria responsável entre as associações de moradores e a Secretaria Estadual de Trabalho, cujo objetivo era o bem comum das comunidades e o ingresso desses trabalhadores, comumente excluídos, ao mercado formal de trabalho. Superamos a expectativa inicial de cadastros, que era de 10 mil, absorvendo uma gama de trabalhadores de variados níveis escolares e profissionais, inclusive com curso superior. Sempre salientando que todos estão cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) e, caso não sejam contratados para as obras, concorrem também a outras vagas no mercado formal", observou Sabino.

Nenhum comentário: