domingo, 13 de abril de 2008

Sabino fala sobre o mundo do trabalho para universitários macaenses

Rio das Ostras, 2 de outubro de 2007
Por Leonardo Necco

Sabino fala sobre o mundo do trabalho para universitários de Macaé

O secretário de estado de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, abriu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fundação Educacional de Macaé (Funemac), com a palestra “O mundo do trabalho”. A apresentação abordou a implantação do trabalho no Brasil e o histórico de lutas e conquistas dos trabalhadores, desde a exploração dos índios até as conquistas sindicais, passando pela escravidão negra e pela imigração de mão-de-obra.

“O trabalho sempre esteve associado à dor e à imposição. Diziam que ele não era digno, que era ruim. Trabalho era para os mais pobres. Os trabalhadores sofreram todo tipo de preconceito. Como foram duras as conquistas dos trabalhadores”, disse o secretário aos estudantes presentes no auditório da Cidade Universitária, em Macaé.

Sabino criticou a tentativa das forças políticas que tentam revogar os direitos conquistados “a duras penas” pelos trabalhadores. “Dizem que o mercado vai resolver as diferenças, que o mercado regula a tudo. Discordo desse ponto de vista. Ninguém discute se é moral o lucro dos bancos, mas querem discutir os direitos que os trabalhadores conquistaram”, salientou o secretário.

Ele aproveitou para divulgar os grandes investimentos que serão realizados no estado, especialmente o Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). “Não podemos repetir os erros que foram cometidos na implantação da Petrobras. Na ocasião, houve uma opção pela mão-de-obra de fora. Os trabalhadores locais foram excluídos do processo. As empresas também têm o dever de promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar para a população. Vocês devem cobrar das autoridades apoio e qualificação profissional”, destacou.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está sendo realizada de 2 a 4 de outubro, das 18h às 22h, no auditório da Cidade Universitária de Macaé.

Nenhum comentário: