sábado, 19 de abril de 2008

Sabino cobra atitude a empresários de Rio das Ostras

Rio das Ostras, 7 de novembro de 2007
Por Leonardo Necco

Sabino reune-se com empresários de Rio das Ostras


O secretário Estadual de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, reuniu-se, no dia 7 de novembro, com empresários de Rio das Ostras. Durante o encontro, promovido por associações comerciais locais, foram apresentados os investimentos feitos pelo governo estadual. Sabino cobrou mais participação do empresariado para a criação de oportunidades de negócios na região. De acordo com dados do governo, serão investidos mais de R$ 100 bilhões no Estado, que podem gerar mais de 100 mil novos empregos diretos e indiretos.

Segundo o secretário, os empresários devem mobilizar-se e aproveitar tais investimentos para que eles possam beneficiar diretamente a região em todos os setores. "Não devemos ter uma atitude passiva, e sim procurar quais são os investimentos e sermos ativos. Para isso devemos capacitar nossos trabalhadores e trazer benefícios para a nossa cidade", afirmou.

Sabino citou a importância da construção do Comperj, um investimento do governo do Estado de R$ 17 bi, que vai gerar em torno de 230 mil postos de trabalho. Ele fez um alerta aos empresários para que se preparem com antecedência. "Muitas regiões em torno deste empreendimento deverão receber parte destes trabalhadores, que, conseqüentemente, irão gerar renda para as cidades", disse.

De acordo com Sabino, um dos principais desafios enfrentados pela secretaria é a falta de formação escolar dos jovens. "No primeiro mês na Secretaria de Trabalho, conseguimos um recorde histórico: geramos mais de 12 mil postos de trabalho. Apesar disso, por falta de profissionais qualificados, apenas 4,5 mil foram preenchidos. Portanto, o nosso maior problema não é a falta de emprego, mas a de capacitação", destacou.

O encontro foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Rio das Ostras (Aciro), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim (Sindicomércio).

Secretaria Estadual de Trabalho e Renda abre mais de 500 vagas em cursos de qualificação para riostrenses

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda vai abrir inscrições para 505 vagas em cursos gratuitos de qualificação nas áreas de Serviços, Informática e Construção no município de Rio das Ostras. As entidades promotoras da palestra – Aciro, CDL e Sindicomércio – e o Sindicato dos Empregados de Rio das Ostras, que foi convidado para a palestra, colocaram a disposição suas instalações para as inscrições, que serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

Para candidatar-se, é necessário levar identidade, comprovante de residência e indicar telefone de contato para que, sendo selecionado, o trabalhador possa ser convocado. Caso o candidato já tenha inscrição no SINE, basta levar a carteira de trabalho para atualizar os dados do seu cadastro e oficializar sua inscrição prévia.
"Por determinação do governador Sérgio Cabral, criamos um plano de qualificação com objetivo de desenvolver cursos de capacitação de qualidade, que garanta a empregabilidade dos trabalhadores fluminenses", destacou o secretário. Vale ressaltar, que os cursos destinam-se somente aos moradores do município de Rio das Ostras.

Para a seleção e matrícula serão considerados os pré-requisitos exigidos para cada curso. O material didático e certificados são gratuitos.
Nesta 1ª fase do Plano de Qualificação, a Secretaria está oferecendo 8.290 vagas em 210 cursos de qualificação nas áreas de Turismo, Artesanato, Cultura, Alimentação, Informática, Costura Construção, Saúde, Serviços, Comércio e Indústria do Carnaval em 53 municípios do estado do Rio de Janeiro. Para obter mais informações sobre os cursos, pré-requisitos e o endereço das inscrições, basta ligar para a Subsecretaria de Formação e Qualificação Profissional ligue para (21) 2299-1092, no horário das 09 às 17 horas.


Nenhum comentário: